quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Apoio a Projectos inter-universitários de doutoramento-FCG

PROGRAMA DE REFORÇO DA CAPACIDADE CIENTÍFICA



1.A Fundação Calouste Gulbenkian anuncia que poderão ser apresentadas ao Serviço de Educação e Bolsas, até ao dia 31 de Outubro de 2008, candidaturas de instituições do Ensino Superior aos Projectos Inter-Universitários de Reforço da Capacidade Científica, que visam:

- Promover a colaboração mais intensa entre departamentos de universidades portuguesas que, possuindo já inegável mérito científico e académico,  encontrem plataformas conducentes a assegurar a realização de programas de doutoramento competitivos em termos internacionais, atraentes para estudantes e investigadores portugueses e estrangeiros, de forma a proporcionar a oferta de formações avançadas de alta qualidade, através da união de competências e capacidades.


2.As candidaturas aos projectos que são objecto do presente Concurso podem ser apresentadas, em associação, por instituições públicas ou privadas de Ensino Superior ou, ainda, por departamentos dessas instituições, considerando-se Entidade Beneficiária do financiamento, a instituição que apresenta a candidatura e que fica responsável pela execução do projecto.


3.As candidaturas são apresentadas na sequência da abertura do concurso, publicitada na página da Fundação Calouste Gulbenkian na Internet e em orgão de comunicação social de expansão nacional.


4.Apenas são admitidas a concurso, as candidaturas online apresentadas no formulário próprio, devidamente preenchido, que reúnam os requisitos exigidos no Regulamento do concurso, que se encontra abaixo.


Só são aceites candidaturas on-line.


5.A Entidade Beneficiária deverá, em primeiro lugar, preencher o Formulário disponível on- line, correspondente ao concurso aberto, registar e guardar o número de processo que lhe foi atribuído. Para completar a sua candidatura deverá, de seguida, aceder ao MyFile e proceder à anexação dos documentos obrigatórios ou necessários e, se tiver dúvidas, fazer um pedido de informação. Os documentos a anexar à candidatura deverão ter o formato PDF ou JPG (o tamanho máximo recomendável é 2MB). De forma a prevenir dificuldades no envio dos processos, solicita-se que se evite a sua apresentação nos últimos dias do prazo.


6.As candidaturas ao presente concurso devem ser enviadas para a Fundação Calouste Gulbenkian, até ao dia 31 de Outubro de 2008.